Arroz de Caril com Peixe e Camarão

Há uns meses descobrimos este serviço fantástico da Associação de Armadores da Fuzeta: o Cabaz Fresco Mar. 
Encomendamos um cabaz de peixe e chega-nos a casa uma caixa gelada, com peixe variado, todo ele arranjadinho e muito bem acondicionado em sacos, prontos a congelar se não o quisermos utilizar de seguida.
É sempre uma surpresa porque nunca sabemos o peixe que iremos receber a casa, pois depende da pescaria da noite. Ainda assim, quando fazemos a encomenda, podemos escolher 3 variedades de peixe que não queremos receber e assim garantimos que não teremos para jantar peixe que não gostamos.
Portanto, abrir esta caixa é quase como receber uma caixa mistério ao jeito do concurso Masterchef e se algumas vezes temos carapaus, pata roxa, polvo e outros peixes conhecidos, às vezes somos presenteados com peixes novos que nem sabíamos existir. Isto obriga-nos a pôr a imaginação a trabalhar e quando recebemos o Mero Mulato tive que pesquisar na net que tipo de peixe se tratava.
Com esse peixe saiu este arroz rico em aromas e muito saboroso.
Se não encontrar Mero Mulato na sua peixaria não se preocupe, pois estamos certos que outra variedade de peixe deixará igualmente este arroz delicioso.
Ah... e se vivem a sul, pelas bandas de Faro, experimentem este Cabaz Fresco Mar. O peixe é fresco, vem arranjado, há sempre uma boa variedade de peixe, as pessoas são simpáticas e vão, de certeza, descobrir novo pescado. 




800 gr Peixe a gosto (nós usámos mero mulato)
15 camarões
250 grs Arroz bomba (pode ser substituido por arroz carolino ou outro a gosto)
1/2 Alho francês
1 Cebola pequena
2 Tomates médios
Coentros
2 dentes de alho
1 Cálice de vinho branco
Mistura de especiarias a gosto (caril, sementes de coentros, raspa de limão, sal e pimenta)
Azeite e sal q.b


Salgue ligeiramente o peixe e reserve.

Num tacho largo coloque um fio de azeite e junte a cebola, o alho francês e os dentes de alho grosseiramente cortados a refogar.

Coloque o peixe no tacho e junte os tomates, sem pele, cortado em pedaços. junte os pés dos coentros picados e tape o tacho. Deixe cozinhar em lume mínimo.

Entretanto, tire as cascas ao camarão (em cru). Reserve os camarões e as cascas (incluindo cabeças) junte ao preparado do peixe.

Refresque com o vinho. Deixe apurar e junte um pouco de água.

Tempere com sal e pimenta a gosto.

Enquanto o peixe acaba de cozer, prepare a mistura de especiarias.

Esmague bem as sementes de coentros, junte as restantes especiarias e misture tudo muito bem.

Depois de cozido, tire as poupinhas do peixe.

Coloque o preparado da cozedura do peixe num copo alto e moa tudo (incluindo as cascas e cabeças do camarão) muito bem com a varinha mágica. Junte um pouco de água para ajudar a moer tudo muito bem. Depois coe este caldo e reserve.

Num tacho coloque um fio de azeite, junte o preparado de especiarias para libertar os aromas (cuidado para não deixar queimar). Adicione o arroz e o caldo coado, adicionando também água a ferver. O arroz irá cozer neste caldo cheio de sabores.

Quase no final da cozedura adicione o peixe, e os miolos de camarão.

Antes de servir junte os coentros picados.
Sirva de imediato.







3 comentários:

  1. Essa caixa de peixe surpresa, para mim, seria um sonho, pois adoro peixe e não saber que peixe iria receber semanalmente, é uma ideia que acho super interessante.
    Que arroz fabuloso. Adoro essa intensidade de cor e, imagino, de sabor!
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-) Cá por casa também gostamos muito de peixe (quer dizer, os adultos cá de casa, porque os pequenos ainda reclamam um bocadinho!)
      Beijinhos,
      Ana

      Eliminar
  2. É muito interessante, parece um daqueles desafios de culinária em que as pessoas têm de criar um prato para o ingrediente que lhes dão :P O arroz ficou muito apetitoso :)

    ResponderEliminar

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas